19/04/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Andreza Lima | Webdesigner: Edson Gouveia

PROCON MIRIM

Programa visa tornar os alunos conscientes sobre direitos e deveres

ALEXANDRE BRAGA AULA INAUGURAL - 02 AULA INAUGURAL - 03 AULA INAUGURAL- 01 AULA INAUGURAL BENEDITO SAID FELIPE CAIRES

Tornar as crianças consumidoras conscientes e fornecedores responsáveis. Este é um dos principais objetivos do Programa Procon Mirim. A aula inaugural, visando, ainda, promover a educação para o consumo, ocorreu nesta quarta-feira, 19, pela manhã, no auditório da Escola Estadual Plínio Ribeiro (Escola Normal), com participação de 324 alunos e educadores de 10 escolas do Sistema Municipal de Ensino. As ações são uma parceria da Prefeitura, através do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) e Secretaria Municipal de Educação, com o Ministério Público (MP) e Superintendência Regional de Ensino (SRE).

O secretário municipal de Educação, Benedito Said, destacou a importância do Programa como forma de conscientizar os alunos sobre direitos e deveres dos consumidores, para se tornarem adultos responsáveis. Frisou que a Prefeitura não medirá esforços neste sentido, com apoio do Ministério Público.

O diretor do Procon, advogado Alexandre Braga, lembrou que as crianças e professores têm papel de suma importância no Programa, tendo em vista que são considerados multiplicadores e podem transformar a nossa cidade num ambiente melhor para se viver. “O prefeito Humberto Souto determinou que as ações sejam eficientes e que possam conscientizar a nova geração sobre educação para o consumo, lembrando que apenas a educação é capaz de construir uma nova geração de cidadãos conscientes”, afirmou.

O promotor Felipe Caires, por sua vez, entende que as crianças, bem educadas, vão se tornar consumidores conscientes e fornecedores que respeitam os direitos da população. “Nosso objetivo, ainda, é diminuir o consumismo e, ainda, proteger o meio ambiente, ao ensinarmos como fazer o descarte correto quanto dos os produtos já não servem mais”, afirmou confiante de que o Programa alcance o sucesso desejado.

Participaram das aulas alunos e educadores das seguintes escolas: Eunice Carneiro, localizada no Conjunto Joaquim Costa; Sebastião Mendes, Alto da Boa Vista; Jason Caetano I, Santo Antônio; Egídio Cordeiro, Independência; Du Narciso, Village do Lago; Simone Soares, Esplanada; Celestino Pereira, Jardim Primavera; Afonso Salgado, Vila Atlântida; Neide Melo Franco, Vila Anália e Dona Vidinha Pires, no Bairro Vargem Grande.

Os estudantes da rede estadual assistirão às palestras quarta-feira, dia 26, também a partir das 9 horas. Após as aulas inaugurais, o projeto terá continuidade com a capacitação de professores, que vão incluir o tema durante explanação em diversas disciplinas.