19/04/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal / Divulgação | Webdesigner: Edson Gouveia

Prefeitura define estratégias para a campanha Maio Amarelo

A Prefeitura de Montes Claros, através da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte de Montes Claros (MCTrans), está promovendo uma série de reuniões com o objetivo de definir ações a serem realizadas durante a campanha #Minha Escolha Faz a Diferença – Maio Amarelo Atenção Pela Vida.

A campanha, que faz parte de um movimento internacional de conscientização para a queda no número de acidentes, será lançada no dia 10 de maio pela Prefeitura em parceria com diversas instituições, e vai de encontro ao direcionamento dado pelo prefeito Humberto Souto, na questão da humanização do trabalho da MCTrans, tornando-o um órgão mais de educação e orientação do que o órgão punitivo ao extremo, como era considerado nas gestões anteriores. Reuniões estão sendo realizadas com diversos parceiros. Nesta quarta-feira, 19, as ações foram debatidas com representantes da polícia Militar, Samu, DER, Exército, Bombeiros, Patran, Superintendência Regional de Saúde, Detran, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Nesta quinta-feira, 20, o planejamento será feito junto às Secretarias Municipais. Também participarão empresas privadas, entidades de classe, conselhos e coordenadorias, além das Universidades.

Durante a campanha, serão desenvolvidas blitzes educativas, palestras, eventos escolares, campanhas voltadas para os pedestres, eventos em universidades, etc. O Maio Amarelo é um movimento mundial que tem por objetivo chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde, 1,9 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030. Para reverter estas projeções, a Organização das Nações Unidas planejou a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”, com o mês de maio sendo inteiramente dedicado a campanhas de conscientização.