Montes Claros busca reduzir o desperdício de água nas comunidades rurais

09/08/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábo Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Preocupada com a forte estiagem que atinge o município de Montes Claros, a Prefeitura, através da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento, realizou na última sexta-feira (4), uma reunião com lideranças e representantes das associações comunitárias da zona rural de Montes Claros, para tratar sobre o abastecimento de água e demandas para reduzir o desperdício.

Participaram da reunião os secretários municipais Osmani Barbosa, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento; Cláudio Rodrigues, da Secretaria de Planejamento e Gestão e Anderson Chaves, da Secretaria de Defesa Social, além de representantes da Emater, Copasa, Defesa Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montes Claros e da Câmara Municipal de Montes Claros, através dos vereadores Aldair Fagundes, Daniel Dias, Graça da Casa do Motor, Ildeu Maia, Marcos Nem, Soter Magno e Valdecy Contador.

Para o secretário Osmani Barbosa, uma das melhores formas para combater o desperdício de água e administrar a distribuição do Pró-Água Rural é o hidrômetro.
“O Pró-Água Rural é um programa que repassa para as famílias rurais recursos do tesouro municipal para pagar a energia dos poços artesianos comunitários e fazer as manutenções das bombas de água, além de pagar uma ajuda de custo para uma pessoa ficar responsável pela operação do sistema de abastecimento de água. Por isso, é fundamental o uso do hidrômetro para garantir um atendimento igualitário a todas as famílias de produtores rurais do município”, informou Osmani.

Segundo ele, a Prefeitura mantém convênio com associações e garante R$ 26,58 por mês para cada família, beneficiando 4.752 famílias (cerca de 14.300 pessoas), o que resulta em cerca de R$ 126 mil mensais.

Água nos distritos - A gerente regional da Copasa, Mônica Ladeia, pediu para a população cooperar com o consumo responsável da água e disse que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais está cumprindo com o que foi estabelecido pela Prefeitura de Montes Claros, de assumir o abastecimento de água da população dos distritos de Montes Claros.

“A Copasa está cumprindo com o que foi estabelecido. Já está concluído o sistema de abastecimento de água no distrito de São Pedro da Garça e, em breve, os demais distritos serão beneficiados. Mas é importante lembrar a população que é preciso cooperar com o consumo responsável da água, pois as chuvas no norte de Minas estão cada vez mas escassas, sendo necessário evitar o desperdício”, informou Ladeia.

Aparecida do Mundo Novo, Canto do Engenho, Ermidinha, Lagoinha, Miralta, Santa Rosa de Lima, São João das Veredas e Vila Nova de Minas são os distritos que também serão beneficiados. Nova Esperança já conta com 100% de água e esgoto explorado pela Copasa, que construiu uma Estação de Tratamento de Esgoto naquele distrito.