Festas de Agosto

Fitas coloridas já enfeitam as ruas da cidade

09/08/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábo Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Quem passa pelas ruas da região central já pode entrar no clima das Festas de Agosto através da ornamentação já presente em diversos pontos. Adereços como as tradicionais fitas coloridas, os estandartes e os mastros já fazem parte da paisagem das ruas por onde os grupos de marujos, catopês e caboclinhos irão passar durante os cinco dias de festa.

A 178ª edição das Festas de Agosto, bem como o 39ª Festival Folclórico tem início no próximo dia 16. As festas seguem até o dia 20 e, neste ano, as celebrações terão o objetivo de resgatar as origens das comemorações, reforçando o clima de cultura e alegria que reina na cidade com eventos variados, mostras de teatro e outros.

A parte religiosa da festa irá manter o mesmo percurso, com o hasteamento de mastros na igreja de Nossa Senhora do Rosário e o reinado pelas ruas da cidade, sempre partindo da praça Dr. João Alves (Automóvel Clube). Já para as atrações culturais, neste ano dois palcos serão montados na praça Dr. Chaves (Praça da Matriz), onde ocorrerão quatro shows musicais por noite.

Todos os dias, artistas como Pereira da Viola, Saldanha Rolim, grupo Tambolelê, dentre outros, deverão se apresentar nos palcos da festa. De acordo com o secretário municipal de Cultura, João Rodrigues, a expectativa é de que a festa de 2017 volte a atrair um grande público. “O prefeito Humberto Souto tem dado total apoio às manifestações culturais e em poucos meses Montes Claros vem promovendo eventos que reforçam este objetivo”, explica.