Prefeitura seleciona acadêmicos para participar de pesquisa nacional na área de Saúde

11/08/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Ascom | Fotos: Fábo Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá selecionar acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Odontologia para participar de uma pesquisa nacional que o Ministério da Saúde realiza de três em três anos com vítimas de violência e acidentes/causas externas. Chamada de “Inquérito”, a pesquisa é realizada em todas as capitais e em mais 14 municípios, sendo que, este ano, a cidade de Montes Claros foi selecionada para participar pela primeira vez e demonstra a busca da administração por priorizar a saúde e reverter o quadro desastroso herdado na área.

Os acadêmicos que forem selecionados ficarão responsáveis por entrevistar pacientes que derem entrada nos prontos-socorros da Santa Casa, Aroldo Tourinho, Alpheu de Quadros e HU. Os dados coletados serão revertidos em políticas públicas locais. A pesquisa será realizada entre os dias 1 e 30 de setembro.

Os acadêmicos que se interessarem em participar da seleção deverão entregar seu currículo na sala 309 da Secretaria Municipal de Saúde entre os dias 16 e 21 de agosto, das 8 às 10h30 e das 14 às 16 horas. A seleção será feita através da análise dos currículos e de entrevista. Quem for selecionado irá receber uma bolsa de R$ 850.

Segundo Maria Clara Lélis, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, “é uma honra para o município participar pela primeira vez dessa pesquisa, tendo assim a oportunidade de fomentar um banco de dados nacional”.