NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realiza Ação de Saúde na Praça de Esportes

04/12/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: SMS | Fotos: Divulgação | Webdesigner: Paulo Henrique silva dias

Montes Claros  Eco Pista 26 07 17 Foto Fábio Marçal 26  (1) Montes Claros  Parque Municipal  26 07 17 Foto Fábio Marçal 06  (1) Montes Claros - Parque Municipal Foto Fábio Marçal

Como parte da Campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata (o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), a Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã desta quinta-feira, 30, uma Ação de Saúde no calçadão da Praça de Esportes, tendo como público-alvo funcionários das empresas de transporte Transmoc e Solaris. A ação foi realizada a pedido das empresas.
No local foram oferecidos gratuitamente à população os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações de enfermagem.
CÂNCER DE PRÓSTATA - A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos.
O câncer de próstata afeta mais da metade dos homens acima de 50 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Só em 2016, foram 61,2 mil casos no país.
Para se prevenir, a orientação é a mesma dada em relação aos outros tipos de câncer: os cuidados devem começar cedo. E não se deve esperar um sinal de que algo está errado para procurar um médico. Mesmo sem sentir nada, todo homem precisa ir a um urologista uma vez por ano para fazer os exames. Quando há sinais, é um indício de que a doença já está se espalhando no organismo. Dificuldade para urinar, sangue na urina ou uma dor pélvica, por exemplo, indicam que o câncer já está em um estágio mais avançado.
Geralmente, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estágio da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial tem maiores chances de cura.