Servidor da Prefeitura usa a arte e a criatividade para ensinar a combater o Aedes aegypti

06/12/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Divulgação| Webdesigner: Paulo Henrique silva dias

Montes Claros  Eco Pista 26 07 17 Foto Fábio Marçal 26  (1)

Jean de Souza Santana trabalha na Prefeitura de Montes Claros desde 2001, atuando como agente de combate a endemias. Mas a vida de Jean entrou em uma nova fase cinco anos atrás, com as aulas de teatro da professora Terezinha Narciso, realizadas dentro de uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Unimontes. “Eu me destaquei entre os demais funcionários como o mosquito da dengue”, lembra.

Daí pra frente, tudo mudou para Jean. Vestindo uma fantasia elaborada pelos próprios colegas do setor de Educação em Saúde, ele assumiu o personagem do Mosquito da Dengue, ajudando a conscientizar a população em toda a cidade de Montes Claros. “São cinco apresentações por semana, atendendo as demandas projetadas até nos finais de semana e feriados, se preciso”, explica Jean, contando que se apresenta em escolas públicas e particulares, blitze educativas, passeatas e empresas.

Embora seja conhecido por pessoas de todas as idades, o principal público de Jean são mesmo as crianças: “o trabalho é gratificante, de uma grande aceitação. Eu sou pedagogo, pós-graduado, e coloco em prática o que aprendi na faculdade através da arte, da representação. Trabalhar o lúdico desperta nas crianças o mundo imaginário. Elas são as multiplicadoras do combate”.

Assim, enquanto a ameaça provocada pelo Aedes aegypti for real, Jean continuará despertando a consciência das pessoas para a importância de se combater o mosquito e, assim, eliminar a ameaça das doenças por ele transmitidas. “Gosto do que faço, é um sucesso, e traz resultados positivos. Eu tenho orgulho em ser um servidor da Prefeitura de Montes Claros e poder trabalhar prestando um serviço que atende as necessidades da nossa população. O personagem já é um patrimônio da nossa cidade”, comemora.