14/07/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Zoonoses intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti

DSC_0043 Montes Claros - Combate à Dengue - Grande Maracanã 02 07 15 Foto Fábio Marçal 02  Montes Claros - Lixo Pra Criação de Dengue, Zica e Chikungunia -    21 03 16  Foto Fábio Marçal 04

Entre os dias 25 de junho e 1º de julho, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura vistoriaram 14.160 imóveis no perímetro urbano de Montes Claros, em combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zica vírus e febre amarela. As vistorias foram feitas em várias regiões da cidade, em residências, terrenos baldios, lojas, empresas, escolas e outras instituições públicas. No mesmo período, também foram realizadas ações de combate a pragas urbanas, à esquistosomose e outras verminoses, e fabricadas caixas d`água para doação a famílias carentes, a fim de que, com reservatórios apropriados, evitem a proliferação de focos do mosquito.

As ações realizadas desde o início do ano, por determinação do prefeito Humberto Souto, são consideradas positivas pelo coordenador Luís Osmane Borges, que destaca a importância destas atividades como forma de bem atender à população dos bairros e zona rural. Mensalmente é realizada, ainda, reunião com os integrantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue, para troca de ideias e apresentação de propostas para ações efetivas que resultem no combate aos focos do mosquito. As medidas preventivas têm prioridade.

A colaboração da comunidade é de suma importância para o sucesso destas ações. Representantes do Centro de Controle de Zoonozes e da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), responsável pela coleta de lixo e entulho, alertam para o descarte destes materiais somente em locais apropriados. A comunidade pode denunciar ações irregulares, neste sentido. O telefone do CCZ é (38) 3229 3360 e da SSU é (38) 3229 3434.