09/06/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Divulgação | Webdesigner: Edson Gouveia

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Prefeitura promove evento sobre o tema

A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove no próximo dia 12 de junho (Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil), a partir das 8 horas, no auditório da Faculdade Pitágoras, um evento referente ao tema. O lema “lugar de criança é lugar de cuidado”, tem como objetivo discutir a erradicação do trabalho infantil e levar ao público em geral a conscientização para esse cenário.

Estarão presentes no evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo José Ribeiro, a diretora da Assistência Social, Kênia dos Anjos Medeiros, e demais autoridades. Na ocasião, haverá uma mesa de debates composta de quatro profissionais na área da sociologia, psicologia e assistência social, cada qual discursando sobre sua área de conhecimento relacionado ao trabalho infantil. A atração é aberta ao público em geral.

Confira o conteúdo da mesa de debates:

- Desmistificando o trabalho infantil: diferença entre trabalho infantil e o caráter pedagógico do aprendizado doméstico. Palestrante: Letícia Freitas Cardoso;

- Consequências do trabalho infantil para as crianças e adolescentes. Palestrante Valéria Volker;

- O trabalho do PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) e a política de Assistência Social. Palestrante: Tatiane Rodrigues;

- A legislação brasileira e o trabalho infantil e o projeto "OAB vai a escola" como instrumento de prevenção ao trabalho infantil.. Palestrante: Marcel Raoni.

Ações municipais de combate ao trabalho infantil - A prefeitura de Montes Claros trabalha, através do PETI (Programa de Erradicação ao Trabaljo Infantil), com intuito de minimizar esse cenário no município. De acordo com Kênia Dos Anjos Medeiros, diretora da Assistência Social, cabe ao CRAS e o CREAS a responsabilidade de acolhimento das crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho. “Após esse momento, nós fazemos o acompanhamento desses pequenos e suas famílias. Aplicamos, através do CRAS e do CREAS, um trabalho de conscientização com esse núcleo familiar. Explicamos aos pais desses garotos e garotas que lugar de criança é dentro da sala de aula”, explica.

Nesse sentido, a administração de Humberto Souto declara sua prioridade plena à educação, principalmente, de crianças e adolescentes. A diretora afirma que periodicamente é feito um diagnóstico para mapear como anda a situação de trabalho infantil na cidade: “Essa ação é essencial para definirmos quais ações adotar em caso de ocorrência. O ultimo diagnóstico demonstrou que os índices de trabalho infantil estão caindo consideravelmente em nossa cidade”.

Estima-se que no país, mais de dois milhões de crianças estejam em situação de trabalho, segundo dados da Fundação Abrinq.