08/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Bruno Albernaz | Webdesigner: Edson Gouveia

Audiência para debater transporte coletivo chega ao Major Prates

audiencia publica (3) audiencia publica (5) audiencia publica (6) audiencia publica (7) audiencia publica (8) Leonora Rodrigo Valdemir

Foi realizada na noite de terça-feira, 7, a segunda Audiência Pública para debater a abertura do processo licitatório para a escolha de empresas responsáveis pelo serviço de transporte coletivo na cidade. A Audiência, realizada na Escola Municipal Vidinha Pires, contou com a presença de secretários e gestores municipais, vereadores, além de moradores dos bairros que compõem a grande região do Major Prates. O evento teve o objetivo de levantar sugestões dos usuários do transporte, opiniões que serão compiladas e deverão servir de base para a elaboração do edital do processo licitatório.

Durante a Audiência, o presidente da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte de Montes Claros (MCTrans), José Wilson Guimarães, destacou a importância da população neste processo, com sugestões para a melhoria do transporte na cidade. “Chegou a vez do usuário do sistema opinar diretamente, pois esta é a fase de levantamento de ideias que estão sendo colhidas diretamente por quem utiliza o transporte todos os dias”, disse.

O secretário de Esportes, Igor Dias, explicou um pouco sobre o meio-passe estudantil e falou sobre a participação popular na construção de um transporte coletivo mais eficiente. “Esta é uma chance para que todos possam ajudar a construir um sistema de transporte ideal”, pontuou.

O presidente da associação de morados do bairro São Judas, Valdemir, destacou a importância das Audiências. “Dou os parabéns à Administração por esta comissão que está indo aos bairros saber o que o povo quer para o transporte público”, afirmou.

A presidente da associação de moradores do bairro Morada do Parque, Leonora, sugeriu que fossem exigidos melhores ônibus, com mais conforto para os usuários. “Os ônibus são cheios e a organização das linhas também deve melhorar, assim como a renovação da frota para dar mais conforto aos passageiros”, explicou.

Também presente na audiência, o vereador Rodrigo Cadeirante falou sobre a luta que vem travando há anos pela melhoria do transporte urbano.

“Se hoje estou na Câmara Municipal esta história começou há anos atrás quando iniciei a luta por um transporte mais digno. Não sinto receio em dizer que me envergonho do transporte coletivo da nossa cidade e esta é uma boa oportunidade para que mudanças sejam feitas, pois a população que utiliza este serviço merece mais dignidade”, pontuou o vereador.

O contrato das empresas concessionárias do serviço termina em outubro, por isso, estas Audiências estão levantando as principais demandas que deverão estar presentes no próximo processo licitatório. Nesta quinta-feira, 9, o evento será no Cemei São Norberto, na Vila Oliveira, às 18h. As Audiências Públicas terão continuidade obedecendo ao seguinte cronograma:

Cemei São Norberto (Vila Oliveira) – 09/03/2017 (18h)
Escola Afonso Salgado (Santos Reis) – 14/03/2017 (18h)
CAIC Renascença – 16/03/2017 (18h)
Escola João Vale Maurício (Village do Lago) – 21/03/2017 (18h)
Escola Mª de Lourdes Pinheiro (Independência) – 23/03/2017
Escola Jason Caetano II (Delfino Magalhães) – 28/03/2017 (18h)
Câmara Municipal – 30/03/2017 (18h)