09/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Dia Internacional da Mulher

Reunião com prefeito discute direitos femininos

Aconteceu ontem, oito de março, uma reunião entre o prefeito Humberto Souto e representantes, a grande maioria mulheres, de movimentos sociais de Montes Claros. O encontro, que teve a participação das principais lideranças femininas da cidade, teve como objetivo discutir a figura da mulher no cenário político, econômico e social da cidade. A reunião foi uma solicitação dos vários organismos pastorais, entidades e movimentos sociais de Montes Claros que levantam a bandeira dos direitos das mulheres.

Na oportunidade, foi entregue um documento ao prefeito que ressalta as principais reivindicações da população feminina. Para Sônia Gomes de Oliveira, representante da arquidiocese de Montes Claros, a declaração representa “o clamor de várias mulheres da cidade”. O documento trás diversos itens que representam a política pública do município como saúde, política e assistência social, todos eles focando as necessidades do público feminino.

Humberto Souto recebeu o documento e afirmou que vai precisar da ajuda das representantes para colocar em prática tais solicitações, e fez um relato da situação lastimável em que a administração encontrou a prefeitura, mostrando que, desde a ausência de contabilidade há dois anos, até metade da frota sucateada, são alguns dos exemplos de desmando e do descaso com o dinheiro público. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da figura feminina na sociedade: “A mulher trás dentro de si valores éticos que norteiam a sociedade”.

Sônia considerou muito proveitosa a reunião: “Penso que a acolhida de nossos pedidos foi positiva, sabendo das dificuldades financeiras que o município passa”, afirma.
Por ocasião da visita, o prefeito assinou projeto de lei, que será enviado para votação na Câmara Municipal, que estende a Licença Maternidade das servidoras municipais de 120 para 180 dias, entre outras vantagens.