10/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Semana da Mulher

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher fala de avanços e desafios na luta pela igualdade entre os sexos

Vera Nice dos Santos, mais conhecida como “Nega Brexó”, é servidora efetiva do município de Montes Claros há 27 anos, e exerce atualmente um cargo administrativo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Ela também é a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, posição que alcançou com o respaldo dos vários anos em que vem atuando na promoção desses direitos, principalmente da mulher negra, que, segundo Brexó, “enfrenta uma luta dupla”, sofrendo preconceitos de gênero e de cor.

Falando sobre a luta empreendida pelas mulheres na busca pela igualdade de direitos e tratamento (e não por privilégios, como destaca Brexó ao explicar que não concorda com a existência de um “Dia da Mulher”, já que todos, homens e mulheres, deveriam ser reconhecidos da mesma forma), a presidente do Conselho acredita que houve avanços em Montes Claros. Ela cita Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde, como um exemplo do aumento da representatividade das mulheres na direção dos rumos da sociedade, e acrescenta que não é um caso isolado. “A maioria dos servidores do município é formada por mulheres, e a gente pode observar que várias estão ocupando cargos de direção e gerência. É um avanço”, reconhece.

Brexó, porém, faz questão de frisar que a luta por igualdade entre os sexos está longe de chegar ao fim: “ainda existe muita violência, doméstica, familiar, psicológica. Só vamos vencer todos os obstáculos e pedras no caminho se houver união, independente de partidos políticos, cor e condição social”.