13/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

“Dia D de Combate ao Aedes aegypti” acontece no dia 25 de março

Acontece no dia 25 de março, em Montes Claros, o “Dia D de Combate ao Aedes aegypti”, uma ampla ação promovida em toda a cidade com o objetivo de eliminar focos do mosquito responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, zica vírus e febre amarela. A ação será coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com participação de todas as secretarias municipais e apoio das entidades públicas e privadas que compõem o Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti (antigo Comitê de Combate à Dengue), além de outras entidades que estão sendo convidadas.

Segundo o coordenador do CCZ, Luis Osmane Borges Ferreira, durante todo o dia 25 será realizado o recolhimento de materiais inservíveis que podem abrigar focos do mosquito, como garrafas pet, pneus, tonéis e tinas. Mas, para que o Dia D possa atingir plenamente seus objetivos, a participação da sociedade é imprescindível. “Não vai valer de nada se a população não arregaçar as mangas e entrar nessa luta. Todos devem fazer sua parte para o sucesso da ação”, afirmou. Assim, a recomendação é que os moradores coloquem, na tarde do dia 24, todo o material inservível para fora de casa, para que possa ser recolhido no dia seguinte.

Osmane lembra que o último LIRAa (Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti) realizado na cidade, no mês de janeiro, revelou a presença de focos do mosquito em 3,4% dos imóveis visitados. O índice é considerado de médio risco para a transmissão da dengue.