14/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Prefeitura avalia comportamento do emprego formal em Montes Claros

A prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, elaborou uma pesquisa sobre o comportamento do emprego formal em Montes Claros no período de dezembro de 2013 a janeiro de 2016. A pesquisa teve como fonte dados publicados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) através do Cadastro Geral de Empregado e Desempregado (CAGED). Para tanto, foram considerados os postos de trabalho existentes no município.

Foram analisados os principais setores econômicos de Montes Claros, especificamente os da indústria, comércio e serviço, valendo-se das admissões e demissões verificadas ao longo do período estudado.

No período de janeiro de 2015 a dezembro do mesmo ano, o total de admissões foi menor que o de demissões, tendo 31.475 contratados contra 33.832 dispensados. Tal cenário se repetiu no mesmo período de 2016, onde 26.429 foram efetivados e 28.339 desligados.

De acordo com os dados levantados, o setor de serviço foi o que mais retratou tal realidade. Esses resultados seguem a tendência estadual e nacional, onde houve uma retração do número contratados diante a apuração dos demitidos nos anos de 2015 e 2016.

Segundo o Professor Reinaldo César Sandes, economista da prefeitura, o resultado da pesquisa reflete o período de instabilidade econômica que o país vive: “Acredito que a situação do emprego formal é contingencial e resultante da própria recessão que o país enfrenta”.

Apesar da situação pesquisada, o economista ressalta que o cenário do emprego formal vem dando saldos positivos: “Nos novos estudos que fizemos, entre dezembro de 2016 a janeiro de 2017, houve em Montes Claros um crescimento na ordem de 54% no número de admissões contra uma queda de 1.74 % no índice de demissões. Esses dados mostram que nesse período o número de contratados foi maior que o número de dispensados”, pontua.
A pesquisa ajudará a administração municipal na busca e adoção de políticas públicas que objetivem, em parceria com o setor privado, governos estadual e federal, a criação de emprego e renda para a população.