16/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Famílias da Vila Cedro beneficiadas com casa própria

Montes Claros - Sorteio Minha Casa Minha Vida Caic Renascença 16 03 17 Foto Fábio Marçal 19  Na manhã desta quinta-feira (16), mais 216 famílias de baixa renda foram beneficiadas pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”. As unidades habitacionais estão localizadas na Vila Cedro, no Bairro Castelo Branco, saída para a cidade de Januária e foram entregues atendendo determinação do prefeito Humberto Souto, de dar agilidade ao processo e evitar que os imóveis ficassem prontos e sem ocupação, como acontece frequentemente. A solenidade foi realizada nas dependências do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) “Américo Souto”, no Renascença, com a presença de representantes da Prefeitura de Montes Claros, da Câmara Municipal e da Caixa Econômica Federal (CEF), instituição responsável pelo financiamento do programa, que já atendeu a milhares de famílias de Montes Claros, diminuindo o déficit habitacional do município.

Das residências entregues na manhã desta terça-feira, 5 por cento possuem acessibilidade, ou seja, são destinadas a portadores de necessidades especiais. Os representantes da Caixa Econômica informaram que nos próximos dias serão finalizados os acabamentos das residências, com instalação de objetos que, estrategicamente, não foram instalados com antecedência para evitar ações de vândalos, a exemplo do que ocorreu anteriormente, em conjuntos habitacionais, em outras regiões da cidade.

Tanto o secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, quanto o diretor de Habitação, José Geraldo Cardoso (Gera do Chica) frisam a importância da entrega das unidades, tendo em vista a expectativa das famílias. “Todos estão ansiosos em garantir moradia própria e o processo, desde o sorteio até a entrega das chaves foi feito de forma democrática e transparente”, afirmou o secretário Aurindo Ribeiro, lembrando que as casas atendem aos anseios dos beneficiados e que novas unidades deverão ser repassadas a outros montes-clarenses com baixa renda e que ainda não possuem casa própria. As unidades possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com área total de 36 metros quadrados e são dotadas de aquecedor solar. Existe, ainda, possibilidade de serem ampliadas, conforme a necessidade de cada família.

Atualmente, cerca de 11 mil famílias montes-clarenses reivindicam o direito de casa própria, déficit que deverá ser diminuído através de programas a serem desenvolvidos pela administração comandada pelo prefeito Humberto Souto, via Secretaria de Desenvolvimento Social. Para tanto, serão feitas gestões junto aos governos federal e estadual, bem como instituições interessadas em formar parcerias neste sentido.

PARCERIA - O supervisor de atendimento da CEF, Ramone Andrade Cunha, fez questão de frisar a importância da parceria firmada com a Prefeitura de Montes Claros e disse que a instituição tem total interesse em beneficiar famílias de baixa renda. "A Caixa está aberta a novas parcerias e reconhecemos a importância deste programa", finalizou.