20/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Secretaria Municipal de Cultura | Webdesigner: Edson Gouveia

Projeto do Teatro Municipal de Montes Claros foi tema de encontro com o ministro da Cultura

O secretário municipal de Cultura João Rodrigues e o presidente da Fundação Darcy Ribeiro e também secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 16, com o ministro da Cultura, Roberto Freire, em Brasília.

Na pauta desse primeiro encontro os secretários apresentaram os projetos culturais da cidade como o Teatro Municipal, as Festas de Agosto e a primeira edição da Feira de Arte e Leitura – FALE.
O Ministro Roberto Freire mostrou-se sensível ao pleito do município, reconhecendo a importância das propostas apresentadas, com destaque para a construção e implantação do primeiro Teatro de Montes Claros.
Graças a interlocução do prefeito Humberto Souto, foi agendada para o próximo dia 27 de março uma visita do Secretário de Infraestrutura Cultural, Raimundo Benoni, a Montes Claros com o intuito de aprofundar as discussões acerca dos projetos passíveis de incentivo por parte do Ministério.

“Sem dúvida o respaldo e a influência do prefeito Humberto Souto foram determinantes para que o ministro da Cultura, Roberto Freire, nos recebesse e, mais ainda, que determinasse a imediata discussão sobre o projeto de construção do nosso teatro”, ressaltou o secretário João Rodrigues.

Com relação à primeira edição da FALE – Feira de Arte e Leitura de Montes Claros – o ministro demonstrou total interesse em apoiá-la. A proposta está alinhada a uma das diretrizes da gestão do ministro, que é de apoiar ações de incentivo e formação de público leitor. "É a partir de criança que nós formamos leitores. Precisamos apoiar com maior incentivo a leitura. O Brasil lê pouco e, para isso, não há Lei Rouanet que resolva”, destacou o ministro.

O secretário João Rodrigues também esteve reunido com a diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Cláudia de Oliveira Cabral Santos, com quem pôde esclarecer as diretrizes do Sistema Nacional de Cultural. “Em 2007, quando estive à frente da Secretaria Municipal de Cultura, fizemos um esforço imenso para criar o Sistema Municipal de Incentivo à Cultura. Para isso, o executivo apresentou um projeto de Lei que instituía o Sistema Municipal, o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura. O decreto, que regulamenta a lei, também foi publicado e, ainda assim, Montes Claros não se inseriu no Sistema Nacional. Com isso, deixamos de receber recursos e programas federais e estaduais de apoio e fomento a projetos culturais”, lembrou João Rodrigues.

O secretário ressaltou que apenas nesta administração a adesão ao Sistema Nacional de Cultura foi uma prioridade: “faltou aos antigos gestores o entendimento de que a adesão ao Sistema Nacional abre possibilidades de repasse de recursos e captação por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Com isso, o município encontra as condições para investir na manutenção dos seus espaços culturais e promoção de seus próprios eventos”.

João Rodrigues ressaltou que, apesar de ter sido criado há 8 anos, o Sistema Municipal de Incentivo à Cultura só nesta administração será efetivamente implementado e, com isso, a sua adesão, por meio da assinatura do Acordo Federativo com o Ministério. O secretário esclareceu que o Sistema Municipal de Incentivo à Cultura, o SISMIC, será efetivamente implementado e, com isso, Montes Claros poderá acessar benefícios da política pública cultural nacional.