20/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Andreza Lima | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Reunião discute estratégias de mobilização para o Dia D de Combate aos Aedes aegypti

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 17, uma reunião para discutir estratégias de mobilização para o “Dia D de Combate ao Aedes aegypti”, que acontece no dia 25 de março com concentração na Praça dos Jatobás. O foco principal foi traçar um planejamento, com ajuda de parceiros, para cumprir a meta de conscientizar 100% da população urbana e diminuir a intervenção do vetor transmissor da dengue, chikungunya, zica vírus e febre amarela.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Luis Osmane Borges, explica que a ação consiste no recolhimento de materiais inservíveis no perímetro urbano. Os bairros serão divididos em quatro áreas e a estimativa é que sejam disponibilizados 60 caminhões, tendo uma frota de 15 por área. O modelo de coleta será o mesmo que é utilizado pela Secretaria de Serviços Urbanos na cidade.

“Para atingir o objetivo é imprescindível a participação da população através da imprensa, escolas, igrejas e o corpo empresarial de Montes Claros. Também pedimos à comunidade que ajude colocando os materiais inservíveis na porta da sua casa no dia anterior a ação”, afirma.

O diretor de Atenção à Saúde, Bruno Pinheiro de Carvalho, alertou que o bairro Chiquinho Guimarães atingiu 30% no último Levantamento do índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado na cidade, no mês de março: “precisamos somar forças para acabar com a proliferação do vetor e garantir segurança a toda a população".

A ação, que é coordenada pelo CCZ, conta com a participação de todas as secretarias municipais e apoio das entidades públicas e privadas que compõem o Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti. O evento começa às 7 horas, com previsão de término às 17.