Prefeitura participa de “Patrulha da Saúde” Com Policiais Rodoviários Federais

09/11/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: SMS | Fotos: Divulgação | Webdesigner: Edson Gouveia

FB_IMG_1510224094807 IMG_20171108_091104_1 IMG_20171108_091210 IMG-20171108-WA0061

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa de Saúde do Servidor – PROSSERV, realizou nesta manhã de quarta-feira, 8, o Patrulha da Saúde, no SEST SENAT, para os servidores da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais.

A Saúde do Servidor é uma das áreas da Saúde Pública, cujos objetivos primordiais são a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos e agravos à saúde, compreendendo a organização do ambiente laboral e os múltiplos fatores, independentemente de suas origens, que alteram o seu bem-estar físico, mental e social.

Em um primeiro momento foi realizada uma palestra com a psicóloga Mônica Cardoso Santos, acerca do tema “Síndrome de Burnout”, que é caracterizada por um estado de exaustão física, emocional ou mental que surge devido ao acúmulo de estresse no trabalho, sendo, por isso, muito comum em profissionais que têm que lidar com pressão e responsabilidade constante. Em seguida, a cirurgiã dentista, Patrícia Godoy proferiu uma palestra sobre saúde bucal, falando da prevenção contra a perda precoce dos dentes e métodos corretos para a higienização bucal, dando ênfase ao câncer de boca.

No segundo momento, os servidores passaram por uma série de avaliações que foram divididas em 04 estações: (1) coleta de dados, hábitos de saúde e história prévia; (2) antropometria, avaliação de peso, altura, IMC, circunferência abdominal e cervical, pressão arterial, gordura corporal, frequência cardíaca e saturação de oxigênio; (3) bioquímica, exames de glicemia, triglicérides, colesterol, e (4) avaliação e orientação dos resultados. Na 4ª estação os servidores foram avaliados e orientados pela Dra. Ariadna Janice Drumond e pela enfermeira Edilene Oliveira Amaral.

Durante a programação, os servidores receberam orientações sobre saúde bucal, e realizaram auriculoterapia – técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo – com as enfermeiras acupunturistas Lilian Zuba, Bete Sant’Ana e Camila Voginski.