Prefeitura de Montes Claros
 
________________________________________________________________________________________________

Parque Milton Prates recebe mudas de árvores nativas e frutíferas

Voltar para página anterior
Página Inicial
Imprimir esta página
 

13/11/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luiz Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação | Webdesigner: Edson Gouveia

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
IMG_2339 IMG_2340IMG_2421 IMG_2448 Romário

 

IMG_2366A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou o plantio de árvores na cidade, após a chegada das chuvas. Nesta sexta-feira (10) mais de 200 mudas nativas e frutíferas foram plantadas no Parque Municipal Milton Prates pelos servidores da Semma. A ação contou com a colaboração de crianças, frequentadores daquele parque e do movimento Arboriza MOC, que atua em iniciativas de revitalização de áreas verdes na cidade.

De acordo com o gerente de Praças e Jardins, Aclindo Alves Leite Júnior, “foram plantadas mudas de manga, barrigudas e quaresmeiras, além de algumas mudas de pau-d’óleo, doadas pelo voluntário Júnior Silveira, do Arboriza MOC, que também ajudou no plantio, juntamente com o colega ambientalista Fábio Toncheff. Nos próximos dias, as praças, ruas e avenidas também serão arborizadas”, informou Alves Júnior.

Para a diretoria municipal de Meio Ambiente Anildes Lopes Evangelista, a melhor época de plantio é agora no início do período chuvoso. “Plantar árvore com o solo úmido é a condição básica para a sobrevivência autônoma quando vier o período seco, pois garante um bom enraizamento, principalmente se houver chuvas nos meses seguintes”.

Para o secretário Paulo Ribeiro, uma das principais metas da administração do prefeito Humberto Souto é arborizar a cidade para melhorar qualidade de vida. “Além de realizar o cultivo das espécies nas vias e áreas públicas da cidade, a Prefeitura tem incentivado os moradores a plantar espécies distintas de frutíferas nos quintais de suas residências, pois embelezam a paisagem e melhoram a qualidade do ar. E o melhor momento é agora, no início das chuvas”, garantiu.

Segundo Ribeiro, a Prefeitura vem executando e relançando vários programas de arborização em todo município. “Desse processo de arborização podemos destacar o projeto ‘Crescendo Juntos’, que doa uma muda de árvore para cada criança nascida no município e o ‘Ecocrédito’, programa que se tornou referência nacional por recompensar o produtor rural que conservar nascentes e áreas de preservação permanente”, informou. 

Ecopista

Construída na orla da lagoa do Parque Municipal Milton Prates, através de recursos de multa como forma de compensação ambiental, a Ecopista tem 1.100 metros de extensão por 3 metros de largura, e conta com pavimentação asfáltica, 35 postes de luz, equipados com duas lâmpadas cada, que proporcionam mais conforto e segurança para a prática esportiva, além de Academia ao Ar Livre.

No início deste mês, a Ecopista ganhou gramas nas suas laterais, para evitar erosão naquela lagoa e promover o embelezamento da orla, deixando espaço ainda mais agradável.

O aposentado Romário Prates, morador da região do Morada do Parque, disse que de agora em diante será um frequentador assíduo do Parque. “É a primeira vez que caminho nesta pista. Vim conferir, pois todo mundo está elogiando e realmente ficou excelente. Agora vai virar vício”, brincou.


 

 

Mais Notícias » »

 

Notícias seta 2016 | 2015 | 2014 | 2013

 

 

________________________________________________________________________________________________
     Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002   |   (38)2211-3000   |  Montes Claros - MG-Brasil
     © Copyright 2013/2017 www.montesclaros.mg.gov.br
 
   Design | ASCOM-PMMC - 2017