TRÂNSITO

Prefeitura Municipal realiza ações visando à melhoria do sistema viário da cidade

13/11/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Conforme as cidades crescem, com elas surgem os problemas como a falta de estrutura viária adequada, assim como, o aumento significativo da frota do município, fato este que impacta negativamente no trânsito de Montes Claros.

Levando em consideração esse cenário, a Prefeitura Municipal vem trabalhando intensamente visando à melhoria do sistema viário da cidade. A MCtrans diariamente desloca para os principais cruzamentos da cidade agentes de trânsito postos a atuarem caso haja um acidente, uma situação de direção perigosa ou um defeito nos semáforos. Além disso, quando solicitado, alguns fiscais ficam nas proximidades de escolas e faculdades fazendo o ordenamento do trânsito, evitando assim aborrecimentos por parte de condutores e usuários.

Há uma preocupação muito grande por parte do órgão a respeito do comportamento dos motoristas visando um trânsito mais consciente. Recentemente, o órgão realizou um curso de reciclagem para motociclistas. Foram ministrados aos condutores cursos divididos em dois momentos: a parte teórica e a parte prática, tendo como conteúdo direção defensiva e noções de frenagem correta em situações de risco.
De acordo com Roberto dos Anjos Souza, chefe de fiscalização de trânsito, a procura pelo curso foi muito grande. Participaram integrantes da Guarda Municipal, do Exército, além de muitos motociclistas do município: “Percebemos uma notável melhora no comportamento desses motoristas após a realização desse curso”.

Outra ação que visa um trânsito mais seguro são as Blitz educativas realizadas pela MCtrans. A ação é feita periodicamente todos os meses nos principais cruzamentos da cidade. Segundo Roberto, a iniciativa dá uma atenção especial para a região do Distrito Industrial: “É uma região propícia a acidentes pela concentração de muitos trabalhadores”, pontua.