Feriado é dia de correr!

Prefeitura participa de corrida que integra a Campanha Novembro Azul

14/11/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: | Webdesigner: Edson Gouveia

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá participar nesse feriado, 15 de novembro, da Corrida Novo Nordisk “Novembro Azul”, que faz parte da campanha de conscientização e combate ao câncer de próstata.

Mais de 500 pessoas já confirmaram sua presença no evento, que terá sua concentração no Parque Municipal Milton Prates a partir das 7 horas, com saída marcada para as 8 horas. Serão duas modalidades de corrida (5 e 10 quilômetros), além de caminhada. A chegada da corrida será na Praça dos Jatobás, onde será feita a premiação dos vencedores. O evento também contará com apresentação da Orquestra Sinfônica de Montes Claros.

A Secretaria de Saúde irá participar do evento oferecendo os serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, além de disponibilizar uma ambulância para dar apoio aos corredores.

CÂNCER DE PRÓSTRATA - No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos (INCA).

Como é feito o diagnóstico?

Através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue pode-se avaliar a próstata. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer de próstata.

O câncer de próstata tem cura?

Sim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor os resultados.

Como é feito o tratamento?

Dependendo da fase em que é diagnosticado o câncer de próstata, o médico poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, mas a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada para cada pessoa.

Como se prevenir?

- Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
- Consumir tomate;
- Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
- Manter o peso adequado à altura;
- Diminuir o consumo de álcool;
- Não fumar;
- Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
- Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Onde fazer exames preventivos da próstata?
Os exames preventivos devem ser feitos nas unidades básicas de saúde ou nas equipes de saúde de família. Se possível uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica (https://www.hcancerbarretos.com.br/prostata).