Prefeitura promove ação social como parte da Campanha Novembro Azul

14/11/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Montes Claros Novembro Azul 14 11 17 Foto Fábio Marçal   A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira, 14, uma ação social na entrada da Prefeitura de Montes Claros, como parte das atividades da Campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata.

Foram oferecidos de forma gratuita para a população os serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação de saúde bucal e orientações e informações sobre o câncer de próstata.

A ação foi realizada por servidores da Secretaria de Saúde, reforçados por acadêmicos de uma faculdade particular e por estudantes de um curso profissionalizante.

CÂNCER DE PRÓSTRATA - No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos (INCA).

Como é feito o diagnóstico?

Através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue pode-se avaliar a próstata. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer de próstata.

O câncer de próstata tem cura?

Sim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor os resultados.

Como é feito o tratamento?

Dependendo da fase em que é diagnosticado o câncer de próstata, o médico poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, mas a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada para cada pessoa.

Como se prevenir?

- Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
- Consumir tomate;
- Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
- Manter o peso adequado à altura;
- Diminuir o consumo de álcool;
- Não fumar;
- Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
- Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Onde fazer exames preventivos da próstata?

Os exames preventivos devem ser feitos nas unidades básicas de saúde ou nas equipes de saúde de família. Se possível uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica (https://www.hcancerbarretos.com.br/prostata).