Prefeitura realiza Mostra de Ciências e Tecnologia

27/11/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Farley Henrique | Fotos: Mauro Fernando | Webdesigner: Edson Gouveia

Capa (1) DSC_2863 (Copy) DSC_2866 (Copy) DSC_2869 (Copy) DSC_2870 (Copy)

Com o objetivo de estimular a cultura investigativa, da criatividade e inovação nos alunos, e apresentar trabalhos desenvolvidos pelo Sistema Municipal de Ensino nas escolas, a Prefeitura Municipal de Montes Claros, por meio das Coordenadorias de Educação Fundamental e Infantil, realizou na sexta-feira, 24 de novembro na Praça Dr. Carlos, uma ”Mostra de Ciências e Tecnologia”, com os temas “Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade” e “Mundo Subterrâneo”.

Durante o evento, que contou com a participação de todas as escolas da rede municipal, foram expostos diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. Quem passou pela mostra pode conferir experiências como: um Ar Condicionado, confeccionado com materiais recicláveis; um Aspirador de Pó, projetos de geração de energias renováveis e projetos de reutilização de recursos hídricos.

Além da exposição dos projetos voltados para ciência e tecnologia, a Mostra foi também a culminância do ‘Mundo Subterrâneo: o que há embaixo dos nossos pés? ’, temática da Educação Infantil Municipal, desenvolvida ao longo do segundo semestre letivo de 2017. O trabalho proporcionou um estudo sobre o mundo subterrâneo, por meio de pesquisas, passeios educativos e diversas atividades e teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da conservação e da preservação do meio ambiente. Na oportunidade, foram expostos trabalhos voltados para a temática, desenvolvidos pelos alunos em todos os CEMEI’s.

“A Mostra foi muito positiva. A ideia desde o início foi a de instigar nossos alunos a ter uma maior criticidade, uma maior criatividade, assim como,buscar dentro da pesquisa um desenvolvimento cientifico mais atuante. Nosso objetivo nesse evento foi mostrar que não trabalhamos apenas a teoria, mas também a prática. E nós sabemos que a prática consolida a teoria”, comenta a analista de ciências da SME, Raquel Sezilio, uma das coordenadoras da Mostra, ao lado da analista curricular de geografia da SME, Helen Vieira: “Agradecemos ao pessoal da Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, da Facit e todos os servidores da SME que se empenharam para que tudo acontecesse com muito sucesso”, completa Helen.

Para o diretor da E. M. Dona Vidinha Pires, Fernando Soares Andrade, essa foi uma oportunidade muito significativa para as escolas “ pois deu a oportunidade de as escolas exporem os trabalhos como o da nossa escola, que trabalhou a conservação de um patrimônio público: o parque municipal Milton Prates”, destaca o diretor.