Prefeitura de Montes Claros
 
________________________________________________________________________________________________

Prefeitura lança projeto que irá auxiliar na ressocialização de detentos

Voltar para página anterior
Página Inicial
Imprimir esta página
 

29/11/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal e Divulgação | Webdesigner: Edson Gouveia


Edson Montes Claros Projeto Além da Prisão 29 11 17 Foto Fábio Marçal   Montes Claros Projeto Além da Prisão 29 11 17 Foto Fábio Marçal 03  Montes Claros Projeto Além da Prisão 29 11 17 Foto Fábio Marçal 04
Montes Claros Projeto Além da Prisão 29 11 17 Foto Fábio Marçal 05  Montes Claros Projeto Além da Prisão 29 11 17 Foto Fábio Marçal 06  Montes Claros Projeto Além da Prisão 29 11 17 Foto Fábio Marçal 07

 

Foi realizado nesta quarta-feira, 29, na Sala de Reuniões do Gabinete da Prefeitura, o lançamento oficial do Programa “Para Além das Prisões”, parceria entre o município e o governo do Estado para a ressocialização de detentos. O acordo foi assinado pelo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, em uma cerimônia que contou com representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Câmara Municipal de Montes Claros, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Pastoral Carcerária, além de outros órgãos do setor público e privado.

O projeto será iniciado com 12 reeducandos do regime semiaberto do Presídio Alvorada que deverão prestar serviços ao município como forma de compensação na pena. Cada reeducando passou por uma avaliação do sistema prisional, com o devido consentimento do Ministério Público e do poder Judiciário. O projeto piloto inicia com os detentos sendo lotados nos quadros da Secretaria de Meio Ambiente, onde atuarão nas praças e demais logradouros públicos no serviço de capina.

Durante a cerimônia no Gabinete, o presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal de Montes Claros, Dilson Marques, destacou que este é um projeto ambicioso que representa a realização de um sonho.

“Só teremos a ressocialização através do trabalho, do estudo e da espiritualidade. Hoje o uniforme que todos vocês usam é o verde, que representa a esperança, e não mais o vermelho. Esse um momento histórico na nossa cidade”, destacou.

O promotor de Justiça Paulo César Vicente destacou o papel dos técnicos do município para a consolidação do projeto. “O projeto que hoje é colocado em prática foi construído a muitas mãos, mas o papel da equipe do município, dirigida pelo prefeito Humberto Souto, foi essencial; e iniciou a preparação desses reeducandos antes deste momento em que o projeto será oficializado”, afirmou.

Para o juiz titular da Vara de Execuções Penais de Montes Claros, Geraldo Andersen de Quadros, a intenção é fazer com que mais reeducandos passem a ser atendidos pela iniciativa. “Hoje temos mais de 200 recuperandos com plenas condições de trabalho, portanto o sucesso e a continuidade desta ação depende de cada um de vocês que iniciam essas atividades”, ressaltou.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, também falou diretamente aos reeducandos sobre a dedicação que cada um deve ter a partir de agora.

“O Brasil vive uma crise que agrava os índices de criminalidade. A participação da Prefeitura em projetos como este é uma determinação nossa, por se tratar de uma importante medida social. Peço a todos vocês que não desperdicem esta oportunidade. Vocês encontrarão dificuldades, mas é importante trabalhar e acreditar no futuro”, pontuou o prefeito.

Um dos que já se apegaram a essa nova oportunidade é o reeducando Edson Porto. Aos 28 anos, ele vê nesse projeto uma nova oportunidade de vida. “Agora eu quero seguir com minha vida pra frente, sem olhar pra trás e de cabeça erguida”, destacou.

 

Mais Notícias » »

 

Notícias seta 2016 | 2015 | 2014 | 2013

 

 

________________________________________________________________________________________________
     Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002   |   (38)2211-3000   |  Montes Claros - MG-Brasil
     © Copyright 2013/2017 www.montesclaros.mg.gov.br
 
   Design | ASCOM-PMMC - 2017