Distrito Industrial

Montes Claros ganha mais uma Academia ao Ar Livre

29/11/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Daniel Moraes | Webdesigner: Edson Gouveia

academia corte da fita(1) Descerramento da Placa(1) Dulce Pimenta(1)
equipamentos Igor Dias(1) Luciana Oliva(1)

A prefeitura de Montes Claros entregou mais uma Academia ao Ar Livre, no Distrito Industrial, localizada ao lado do Pelotão da Polícia Militar. A cerimônia de inauguração contou com a presença de secretários municipais, integrantes do Pelotão e representantes da comunidade e das empresas da região.

Segundo Luciana Oliva, presidente da ASSEDI (Associação das Empresas do Distrito Industrial) a construção da nova academia é uma “ação de grande importância. É uma forma de aproximar a comunidade do entorno do Distrito, estreitar as relações dos moradores com o poder público (PM) em um espaço comunitário e uma opção de lazer”.

A instalação das academias ao ar livre faz parte de uma proposta abrangente da rede municipal de Saúde, voltada para a prevenção de agravos e a promoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas. A partir da instalação dos equipamentos, as equipes de Saúde da Família (ESF) irão estimular as atividades físicas entre a população. O resultado esperado desse tipo de investimento é a diminuição da incidência de doenças crônicas debilitantes, como diabetes e hipertensão, retardando e até mesmo prevenindo o aparecimento das mesmas.

A academia foi montada com verbas provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Arlen Santiago e uma contrapartida da Prefeitura, e sua localização é estratégica, por estar em um trecho onde os moradores costumam fazer caminhada, e foi decidida após discussão com a ASSEDI.

Montes Claros conta, atualmente, com 25 academias ao ar livre. Em breve, a prefeitura inaugura outras duas, nos bairros Planalto e JK.