31º Psiu Poético

Confira a programação desta terça-feira

09/10/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Montes Claros - Psiu Poético - Aroldo Pereira 09 10 13 Foto Fábio Marçal   _0046 psiu 2017 PSIU CARTAZ COMPLETO

A 31ª edição do Psiu Poético, o maior salão de poesias do Brasil, que esse ano tem como tema “Linguagem & Bicicletas Voadoras”, continua a todo vapor.

Nesta terça-feira, 10, as atividades começam às 9 horas, com o projeto Poesia Circular visitando a Escola Estadual Filomena Ribeiro. O Poesia Circular promove o encontro entre os poetas da cidade e os estudantes, através de recitais.

Às 15 horas, o Centro Cultural Hermes de Paula recebe a palestra “A Poesia além da Palavra”, com Jairo Fará. Também estão marcadas intervenções poéticas com Paulinha Ribeiro, Evely Júlia e Dóris Araújo.

Às 20 horas, no mesmo local, acontecem os lançamentos dos seguintes livros: Amarelo, corpo que Transita, de Gabriel Filpi, e Antônio a formiga e o sertão, de Auiri Tiago. As performances poético-musicais com Diógenes Câmara (A Máquina de Escrever, texto de Giuseppe Ghiarone), PH Dias (Shakespeare com Requeijão), Gabriel Filpi (Corpo que Transita) e Lázaro Otoniel encerram as atividades do dia.

PSIU POÉTICO - O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, abrindo espaço para os novos e jovens poetas ocuparem espaços, podendo conhecer, discutir e apresentar a produção poética contemporânea para um público amplo de estudantes, educadores, leitores, escritores e demais apaixonados pela experiência poética. Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e, a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, o que vem contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero no país.