31º Psiu Poético

Confira a programação desta quarta-feira, penúltimo dia do Psiu

09/10/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Montes Claros - Psiu Poético- 30  Anos  04 10 16 Foto Fábio Marçal 04  Montes Claros - Psiu Poético- 30  Anos  04 10 16 Foto Fábio Marçal 06  (1) psiu 2017

A 31ª edição do Psiu Poético, o maior salão de poesias do Brasil, está chegando ao final. O tradicional evento, promovido pela Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria de Cultura, se encerra nesta quinta-feira, dia 12 de outubro.

Na quarta-feira, 11, as atividades do Psiu Poético começam às 9 horas, com o projeto Poesia Circular sendo realizado no Instituto Qualificar. O Poesia Circular promove o encontro entre os poetas da cidade e os estudantes, através de recitais. O projeto tem, ao longo dos anos, mostrado para os estudantes que a poesia não é uma coisa chata, distante, mas é algo que pode fazer parte da vida de todos.

Às 15 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula, Antônio Wagner ministra a palestra “Heidegger, Badiou e a era dos poetas”. No mesmo local, serão realizadas intervenções poéticas de Clarice Couto, Sarah Sanches e Mirna Mendes.

Às 20 horas, também no Centro Cultural, serão lançados os livros Aberto Pra Gente Brincar de Balanço, de Marcos Fabrício Lopes da Silva, e AI – 5, de Bilá Bernardes, Rogério Salgado, Irineu Baroni, Petrônio Souza Gonçalves e Helenice Maria Reis Rocha. Performances poético-musicais com Adilson Cardoso (Estaparfúdia) e Thiara Matos encerram a noite em alto nível.

PSIU POÉTICO - O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, abrindo espaço para os novos e jovens poetas ocuparem espaços, podendo conhecer, discutir e apresentar a produção poética contemporânea para um público amplo de estudantes, educadores, leitores, escritores e demais apaixonados pela experiência poética. Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e, a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, o que vem contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero no país.