Prefeitura de Montes Claros
 
________________________________________________________________________________________________

Primeira da história

Prefeitura de Montes Claros consegue reconhecimento federal para comunidade quilombola de Monte Alto

Voltar para página anterior
Página Inicial
Imprimir esta página
 

11/10/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: ASCOM | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia


Monte Alto  Comunidade Quilombola Distrito de Montes Claros- Reunião- 20 07 17 Foto Fábio Marçal    Monte Alto  Comunidade Quilombola Distrito de Montes Claros- Reunião- 20 07 17 Foto Fábio Marçal 02   Monte Alto  Comunidade Quilombola Distrito de Montes Claros- Reunião- 20 07 17 Foto Fábio Marçal 03   Monte Alto  Comunidade Quilombola Distrito de Montes Claros- Reunião- 20 07 17 Foto Fábio Marçal 07   Monte Alto  Comunidade Quilombola Distrito de Montes Claros- Reunião- 20 07 17 Foto Fábio Marçal 19

 

Monte Alto é uma comunidade rural, localizada a aproximadamente 42 quilômetros da cidade de Montes Claros. A formação da comunidade se deu por volta do ano de 1920, quando os primeiros habitantes construíram seus ranchos de varas e pau-a-pique, fixando moradia no lugar.

Para o reconhecimento de Monte Alto como primeira comunidade quilombola de Montes Claros e sua certificação como remanescente de quilombo, neste ano de 2017, o prefeito Humberto Souto determinou às secretarias de Desenvolvimento Social e de Articulação Politica e Administração Regional que realizassem o levantamento das informações sobre a comunidade. Foram feitas reuniões, conversas com os moradores, sistematizações de relatos e o pedido oficial à Fundação Cultural Palmares, instituição pública voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Equipes técnicas da Prefeitura apresentaram documentos atestando que Monte Alto abrigou durante muito tempo escravos que fugiram da “Região dos Gorutubanos”.

No dia dois de outubro corrente, finalmente aconteceu o reconhecimento e certificação da Comunidade Quilombola de Monte Alto, através da publicação, no Diário Oficial da União, da Portaria 267 da Fundação Cultural Palmares. O documento é datado de 29 de setembro de 2017 e a Fundação Palmares agiu com base na combinação da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com outros dispositivos legais, além de considerar o fato de a comunidade Rural de Monte Alto se autodefinir como remanescente de quilombo.

O reconhecimento obtido agora possibilista à comunidade receber investimentos públicos para o seu desenvolvimento social, além de promover a consciência cultural da etnia afrodescendente, dentro do Programa Brasil Quilombola. A administração Humberto Souto vai trabalhar neste sentido, através da apresentação de projetos para captação de verbas federais para Monte Alto. Ao todo, 11 Ministérios participam do Brasil Quilombola.

 

Mais Notícias » »

 

Notícias seta 2016 | 2015 | 2014 | 2013

 

 

________________________________________________________________________________________________
     Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002   |   (38)2211-3000   |  Montes Claros - MG-Brasil
     © Copyright 2013/2017 www.montesclaros.mg.gov.br
 
   Design | ASCOM-PMMC - 2017