SETE DE SETEMBRO

População prestigiou desfile e foi despertado sentimento de patriotismo

11/09/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Milhares de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, prestigiaram o desfile cívico-militar, em Montes Claros, em comemoração à Independência do Brasil. Foi quinta-feira, 7 de setembro, a partir das 8 horas, até por volta do meio-dia, na Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária). O principal objetivo do prefeito Humberto Souto foi despertar o sentimento de civismo e patriotismo da população, num momento em que o país está mergulhado em denúncias de corrupção e desmandos, enquanto que, em Montes Claros, as ações da Prefeitura estão sendo pautadas pela austeridade, honestidade e zelo com a coisa pública.

A concentração foi no pátio do prédio da Prefeitura, em frente ao Fórum Gonçalves Chaves. O prefeito, a convite das autoridades militares, revistou a tropa e, após retornar ao palco, montado em frente ao Banco Itaú, foi iniciado o desfile, em clima de otimismo, com autoridades, instituições e população se interagindo de forma pacífica. Os temas elevaram a autoestima, no que diz respeito à ética e aos reais valores que representam uma sociedade justa e democrática.

Desfilaram integrantes da Marinha do Brasil (que participará do desfile pela primeira vez), 55º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, agentes penitenciários, Colégio Tiradentes, Guarda Mirim, SAMU (acompanhado pela Fanfarra da Escola Estadual Simeão Ribeiro), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Físicos de Montes Claros (ADEMOC) e Associação dos Surdos e Mudos de Montes Claros (ASMOC).

E, ainda, Legião da Boa Vontade (LBV), 10º Distrito dos Escoteiros do Norte de Minas, Reservistas, Programa Forças no Esporte (PROFESP), Desbravadores Águia de Haia/Aventureiros, Igreja de Deus Avivamento Bíblico, Clubes Rotary de Montes Claros (acompanhados pela Fanfarra da Escola Estadual Monsenhor Gustavo), Secretaria Municipal de Esportes, Clube de Autos Antigos do Norte de Minas, Grupo de Taxistas, Escola Adventista de Montes Claros, instituições particulares de ensino, Ímpar e Indyu, Faculdades Funorte/Fasi e Hospital das Clínicas “Mário Ribeiro da Silveira. Houve, ainda, apresentação de carros antigos, por montes-clarenses e norte-mineiros “apaixonados” pelas raridades. Taxistas da cidade também contribuíram para o sucesso do evento, desfilando com os carros de aluguel.

HISTÓRIA – O Brasil se tornou independente em em 1822, há 195 anos, que o então príncipe regente do Brasil, Dom Pedro I, tornou o país independente de Portugal, às margens Rio Ipiranga.