Prefeitura inova e começa a informatizar a saúde com o programa “Mais Saúde Digital”

11/04/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Cumprindo o plano de modernização da gestão pública iniciado pelo prefeito Humberto Souto, começou a ser implantado em Montes Claros o programa “Mais Saúde Digital”. O programa irá integrar informações dos usuários do sistema de saúde municipal, tornando mais fácil o acesso do cidadão aos serviços de consulta, exames e diagnóstico.

O treinamento dos servidores de diversas unidades foi iniciado na Secretaria Municipal de Saúde. A implantação do software já é realidade nos setores de ambulatório, ultrassonografia e oftalmologia do Hospital Municipal Alpheu de Quadros, além de todos os setores da unidade de saúde do bairro Major Prates.

Nesta semana, está sendo realizado o treinamento dos servidores da unidade do bairro Delfino Magalhães, Policlínica do Auto São João, além do serviço de Saúde da Mulher. A previsão é de que dentro de cinco meses todo o sistema de saúde do município esteja totalmente integrado, com controle tanto por parte do usuário quanto por parte da gestão pública acerca de todos os serviços, procedimentos e medicamentos disponibilizados no sistema de saúde.

Ao todo, 1.500 servidores deverão passar pelo treinamento. A racionalização do sistema irá representar uma grande economia para o município e uma praticidade para o usuário. Com a unificação, um paciente que procure uma unidade de saúde de qualquer bairro vai estar interligado com os serviços de qualquer outro setor do município, podendo agendar consultas e procedimentos de forma digital. Com o cadastro que será feito, esse paciente também poderá consultar o seu histórico no próprio computador, analisando horários de consultas, procedimentos, além de ter acesso ao resultado de exames.

O sistema também estará integrado ao setor de alta complexidade do município. Desta forma, por mais distante que seja a unidade de saúde que o usuário estiver, este terá acesso às vagas disponíveis em hospitais para internação, realização de exames e outros procedimentos.

O programa “Mais Saúde Digita” vai possibilitar à gestão pública o controle de tudo o que está sendo gasto, pois cada serviço ou medicamento constará no cadastro do paciente atendido, indicando data, horário e quadro clínico. A implantação do software demandou um investimento de R$ 990.000,00 ao município. Assim como o setor de Saúde, em breve será realizada a modernização da gestão dos setores de Desenvolvimento Social e Administração.