Prefeitura promove capacitação para o combate ao Aedes aegypti

06/02/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Laura Lopes

A Prefeitura de Montes Claros, com o objetivo de intensificar o combate aos focos do Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir a dengue, a zica, a chikungunya e a febre amarela, irá realizar, na tarde dessa terça-feira, 6, uma capacitação no auditório das Faculdades Santo Agostinho.

Cerca de 600 servidores, entre agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, participarão da capacitação, que será feita durante toda a tarde e faz parte da estratégia do município de direcionar todas as ações ao enfrentamento e controle do mosquito da dengue.

É importante lembrar que o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti de 2018, que ficou em 8%. Isso significa que de cada 100 casas vistoriadas entre os dias 15 e 17 de janeiro pelas equipes do CCZ, entre 8 e 9 apresentaram focos do mosquito. As principais causas para esse índice elevado seriam a chegada do período chuvoso e o acúmulo de água em função da estiagem. Um reflexo disso é que 92% dos focos foram encontrados dentro de residências que possuem moradores.