MEIO AMBIENTE - Tabuas sediará seminário sobre reciclagem

09/02/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Laura Lopes

No dia 16 de fevereiro será realizado, na comunidade rural de Tabuas, o Seminário de Educação Ambiental “Para Colher, Basta Reciclar”. A promoção é da Associação Comunitária, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A programação será realizada das 8 às 14 horas, no Centro Comunitário.

Representantes da Prefeitura vão tirar dúvidas e fazer esclarecimentos sobre o projeto já aprovado previamente pela Comissão do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) e que prevê a aplicação de R$ 20 mil naquela comunidade, nas áreas de reciclagem, preservação da natureza e geração de emprego e renda. O projeto é um dos 12 previamente aprovados e que serão garantidos com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA) de Montes Claros, beneficiando mais de 600 famílias na cidade e zona rural, num investimento total de R$ 200 mil.

A programação oficial é a seguinte: às 8 horas, confecção de crachás. Às 9 horas, entrega de certificados aos participantes do I Encontro de Jovens Rurais. As palestras têm início às 9h45, com o coordenador regional da Emater, Sérgio Azevedo de Oliveira, que falará sobre Educação Ambiental. A partir das 10h10, a extensionista de Bem Estar Social da Emater, Cleide Neves da Silva, explanará sobre “Insegurança Alimentar: Uma Realidade no Campo”. A partir das 11h10, Antônio Dumont, extensionista agropecuário, falará sobre o projeto aprovado pelo Codema e orientará sobre o que é ou não reciclável.

Na parte da tarde, às 14 horas, moradores e voluntários farão a separação e a pesagem dos materiais recicláveis para serem trocados em mudas e pintinhos. A previsão é de que o Seminário atraia expressivo número de participantes e seja altamente positivo.