Prefeitura promove treinamento sobre alimentação escolar para os diretores escolares

09/02/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: EDUCAMOC | Fotos: Mauro Fernando | Webdesigner: Laura Lopes

A Prefeitura de Montes Claros realizou, na manhã desta quinta-feira, 8 de fevereiro, no plenário antigo da Câmara de Montes Claros, o primeiro treinamento com foco na alimentação escolar para os diretores de todas as unidades de ensino do município e escolas conveniadas.

Durante o encontro, dividido em parte teórica e parte prática, os diretores receberam orientações a respeito do cuidado com os alimentos, cardápio de merenda e preenchimento de formulários de controle de estoque e de alunos de forma correta.

"Normalmente fazíamos reuniões teóricas, mas, ao longo dos anos, percebemos que os diretores tinham uma certa dificuldade com as recomendações da alimentação escolar, muitas vezes devido à falta de uma proximidade direta da Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar (CNSA) com o diretor, pois sempre tivemos uma maior proximidade com as cantineiras. Daí a ideia desse treinamento, pois, como gestor da escola, o diretor precisa conhecer tudo que ocorre em relação a alimentação escolar na unidade", explica a coordenadora da CNSA e nutricionista responsável técnico do município, Geralda Kelen Fonseca.

Ainda no treinamento

Ainda na manhã, ao final do treinamento, foi apresentado o diagnóstico do "Projeto de avaliação do estado nutricional da criança", desenvolvido pela Coordenadoria nas unidades de ensino do município em 2017. Durante as atividades do projeto, foram observados a aceitabilidade do cardápio da escola, peso e altura do aluno, e realizado um questionário. Os resultados foram apresentados por meio de relatórios e gráficos, onde é possível observar diferentes modalidades, como faixa etária. Ainda neste mês acontecerá também o treinamento para as cantineiras.

Participante do treinamento, o diretor da E. M. Dona Vidinha Pires, Fernando Soares Andrade, avaliou como muito positiva a iniciativa. "É sempre muito importante planejar as questões da alimentação escolar para o ano letivo, até para que se possa oferecer aos alunos uma alimentação de qualidade nestes 200 dias que virão. O momento é muito importante para revermos nossas práticas e, a partir de então, oferecermos uma merenda de qualidade para os nossos alunos", destaca.