Menos gastos, mais qualidade - Sistema municipal de saúde será totalmente informatizado

09/02/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Laura Lopes

A Prefeitura de Montes Claros irá informatizar o sistema de saúde pública do município com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários e melhorar o trabalho dos servidores. A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira, 8, pelo prefeito Humberto Souto, que assinou contrato para a implantação do sistema.

Com a implantação do programa Mais Saúde Digital, todas as informações dos usuários do sistema municipal de saúde serão integrados, tornando mais fácil o acesso dos usuários e os diagnósticos. Desta forma, o servidor de qualquer unidade de saúde poderá consultar o cadastro único, onde terá acesso a todos os dados do paciente que está sendo atendido. O sistema irá disponibilizar informações sobre consultas feitas anteriormente, medicamentos já retirados, vacinas ou tratamentos já recebidos, entre outras.

A racionalização do sistema irá representar uma grande economia para o município, já que a gestão municipal vai dispor do controle de todos os serviços prestados e medicamentos que estão sendo fornecidos pelo sistema de saúde. A integração também será feita com os setores de alta complexidade. Além disso, o sistema irá proporcionar um conforto maior para o usuário, que poderá consultar os horários de atendimentos médicos e agendar serviços e consultas.

Durante cerimônia no Gabinete da Prefeitura, o prefeito Humberto Souto falou sobre a importância desta modernização para o município. Ele destacou a dimensão da área da saúde para a gestão e ressaltou que os benefícios serão a curto, médio e longo prazo.

“Administrar é ter o controle da situação, e é isso que estamos fazendo. A saúde representa quase metade de toda a administração, tanto em número de funcionários quanto em serviços, por isso esse sistema é de extrema importância. Quando estiver funcionando plenamente, esta medida irá representar uma economia de milhões para o município. Desde o início tenho reafirmado que o nosso maior compromisso é melhorar a qualidade de vida das pessoas, e a informatização do sistema de saúde irá refletir nisso. A modernização do sistema irá auxiliar tanto os usuários quanto os agentes de saúde, que terão uma ferramenta eficiente de acesso aos serviços”, pontuou o prefeito.

Modernização da saúde – O contrato para a implementação do programa Mais Saúde Digital foi assinado com a empresa Vivver Sistemas Ltda., vencedora do processo licitatório 0289/2017. Líder nacional em serviços de sistemas digitais em saúde, a empresa irá realizar a conversão, implantação e migração de dados pré-existentes, prestando suporte técnico e realizando o acompanhamento do processo. O valor global do contrato é de R$ 990.000,00, divididos em uma série de valores para a implementação total dos serviços.