Doenças Sexualmente Transmissíveis - Ação da Prefeitura alerta para a necessidade de se prevenir nesse Carnaval

09/02/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Laura Lopes

A Prefeitura de Montes Claros realizou nesta quinta-feira, 8, em frente ao Shopping Popular, uma ação de conscientização a respeito dos perigos das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e das maneiras de evitá-las. Durante todo o dia foram distribuídos, gratuitamente, cerca de 7 mil preservativos, além de panfletos.

Ações do tipo são especialmente importantes nessa época, uma vez que o período de Carnaval é, para muitas pessoas, um momento de curtir a vida “sem pensar no amanhã”. Essa impulsividade é o que acaba fazendo com que a incidências de DSTs esteja aumentando, especialmente entre a população mais jovem (menos de 35 anos), já que muitos praticam sexo sem proteção, devido à mentalidade de “acontece com os outros, não comigo”. É por causa disso que Montes Claros tem verificado um aumento no número de casos de DSTs graves, especialmente HIV e sífilis.

Além da necessidade de praticar o sexo seguro, a Prefeitura também alerta para a importância de se fazer os testes para DSTs. Em Montes Claros, eles podem ser realizados gratuitamente, de segunda a sexta-feira, no CERDI (Centro de Referência em Doenças Infectocontagiosas), que funciona na Policlínica do Alto São João.