Febre amarela - Em ação preventiva, Prefeitura fecha Parque da Sapucaia ao público

09/02/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes e Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Laura Lopes

A Prefeitura de Montes Claros decidiu fechar à visitação pública, por tempo indeterminado, o Parque Municipal da Sapucaia, localizado na região sul da cidade, para proteger a população da cidade contra a febre amarela.

Trata-se de uma medida preventiva, provocada pelo atual surto da doença no estado de Minas Gerais, que já provocou mais de 60 mortes nos últimos meses. Um dos fatores que motivou a decisão do fechamento foi o aparecimento de macacos mortos no local, no ano passado.

IMUNIZAÇÃO - A Secretaria municipal da Saúde, por sua vez, está realizando vacinação preventiva nas Unidades de Saúde do município, no público alvo que ainda não foi vacinado.

Porém, não é necessária uma corrida em busca destas vacinas, já que as campanhas contra a Febre Amarela vêm sendo realizadas de forma regular na cidade, nos últimos anos. É considerada imunizada a pessoa que tenha recebido a vacina em duas doses. Pessoas que não se enquadram neste caso devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

DOENÇA - Febre amarela é uma doença viral aguda. Na maior parte dos casos, os sintomas incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas. Os sintomas geralmente melhoram ao fim de cinco dias.

A doença é causada pelo vírus da febre amarela e é transmitida pela picada de um mosquito fêmea infectado. A febre amarela infecta apenas seres humanos, outros primatas e várias espécies de mosquitos. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. (Fonte: Wikipedia)

IMPORTANTE - Os macacos, assim como os seres humanos, são vítimas da doença, que também pode matá-los, e não efetivos causadores.