Linha de transmissão

Montes Claros quer compensação ambiental pelos danos à Natureza

12/01/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luis Carlos Gusmão/Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Montes Claros - Foto Fábio Marçal 02 Montes Claros - Foto Fábio Marçal 03

A Prefeitura está reivindicando uma compensação ambiental pelos danos e impactos à fauna e flora, a serem causados pela empresa Equatorial Energia, vencedora do leilão do lote 14, que prevê a implantação de 594 quilômetros de linhas de transmissão (500 KV Igaporã III – Presidente Juscelino ) na Bahia e Minas Gerais, passando por Montes Claros. A medida deve ser por meio de ações permanentes e integradas, proporcionando condições de sustentabilidade dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os diversos usos, já que a linha de 60 metros de largura irá desmatar e assorear.

O assunto já foi discutido em Montes Claros e será tema de audiência pública, terça-feira, dia 23. O evento ocorrerá a partir das 19 horas, no Centro Cultural do Sindicato Rural, na Rua São Pedro, Centro de Janaúba.

As reivindicações feitas por Montes Claros, foram determinadas pelo prefeito Humberto Souto, e abrange o cercamento de nascentes e um corredor ecológico, com árvores de vegetação baixa e nativas do cerrado. As ações irão amenizar o impacto ambiental que a linha de transmissão causará. Cercar nascentes e criar de um corredor de biodiversidade, permitindo o livre deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal, para o enriquecimento ambiental, utilizando espécies nativas do cerrado, como cagaita, gabiroba, coquinho-azedo, panã, araçá, mangaba, são medidas consideradas significativas para preservar a Natureza.

A linha de transmissão percorrerá 29 municípios, sendo cinco no estado da Bahia: Caetité, Guanambi, Candiba, Pindaí e Urandi e 24 no estado de Minas Gerais: em Augusto Lima, Bocaiúva, Buenópolis, Catuti, Engenheiro Navarro, Espinosa, Francisco de Sá, Glaucilândia, Gouveia, Guaraciama, Joaquim Felício, Janaúba, Juramento, Mamonas, Mato Verde, Monjolos, Monte Azul, Montes Claros, Nova Porteirinha, Olhos D’água, Pai Pedro, Porteirinha, Presidente Juscelino e Santo Hipólito.