Fundo Municipal do Meio Ambiente vai financiar doze projetos de desenvolvimento sustentável

31/01/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Pedro Neto | Webdesigner: Edson Gouveia

Dú Narciso Chuva2 Reunião Codema I (1)

A Prefeitura de Montes Claros, através da Comissão do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), analisou e selecionou 12 projetos apresentados por entidades e organizações não governamentais (ONGs), recebidos após publicação de um edital de chamamento público. Os projetos são nas áreas de educação ambiental, revitalização de microbacias, gestão de resíduos sólidos, pesquisa e desenvolvimento e projetos especiais de relevância ambiental. Os projetos receberão, inicialmente, verbas da ordem de R$ 200 mil, oriundos do Fundo Único de Meio Ambiente (FAMMA). Entre os recursos que constituem o FAMMA, estão os valores arrecadados com as multas previstas na legislação ambiental.

O objetivo principal é contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população do município, no perímetro urbano e na zona rural. Ao todo, serão beneficiadas diretamente cerca de 600 famílias, além das ações que serão desenvolvidas em prol de todos os segmentos da sociedade.

Os projetos classificados e suas respectivas entidades são: Para Além da Prisão - PAP/Legião de Assistência Recuperadora/LAR; Para Colher, Basta Reciclar/Associação Comunitária de Tabuas; Captação de Água da Chuva na Escola Municipal Du Narciso; Hortas Urbanas e Plantas Medicinais/Associação Recanto das Hortaliças, na Vila Antônio Narciso e Grande Santos Reis; Escola Sustentável - Educação Ambiental por meio da implantação de um plano de gestão ambiental no âmbito escolar/Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro; A Semente Florescerá/Escola Municipal Alfredo Soares da Mota; Guarujá Ambiental, com coleta seletiva porta a porta/Associação Comunitária do Bairro Guarujá; Rádio Verde Online/Instituto Serra do Cabral; Revista Verde Grande, Fundação Genival Tourinho; Meu Melhor Amigo, Educar para Cuidar/Apelo Canino; Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos/Igreja Batista Esperança e Vida; Projeto de Pequenas Barraginhas de Captação de Água de Chuva/Associação Comunitária de Varginha da Onça.

O próximo passo é aguardar a interposição de recursos, que serão analisados pela Comissão. Ao final, serão abertos os envelopes com as documentações das instituições preliminarmente selecionadas. Comprovada a legitimidade dos documentos, o resultado será homologado, com liberação e efetivação dos projetos junto à comunidade.