Estiagem

Emater sugere continuidade do Estado de Emergência em Montes Claros

16/05/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Montes Claros - Seca Zona Rural Foto Fábio Marçal   Montes Claros - Seca Zona Rural Foto Fábio Marçal 02

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) divulgou, este mês, relatório agroclimatológico do município de Montes Claros relativo aos impactos da estiagem prolongada na zona rural e suas consequências econômicas e ambientais. O objetivo da Emater é repassar informações decisivas para a decretação ou continuidade de Estado de Emergência em Montes Claros. Ao documento, encaminhado à Defesa Civil da Prefeitura, foram incluídas planilhas e sugestões para elaboração de plano de ações de combate aos efeitos da seca.

As causas apontadas pela Emater são baixa pluviosidade e má distribuição das chuvas, além de fatores como altas temperaturas e déficit no balanço hídrico. Os dados do relatório foram coletados no veranico de dezembro de 2017 a janeiro de 2018.

Vale registrar que outro agravante é o fato de que, no ano agrícola, de 1 de julho de 2017 a 30 de junho de 2018, foram registrados 803,2 milímetros por metro quadrados, bem abaixo da média histórica, 1.077 milímetros.