Prefeitura de Montes Claros e Instituto Alpargatas renovam convênio

16/05/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Kamila Soares | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Na noite dessa terça-feira, 15, foi realizada uma cerimônia na Alpargatas Montes Claros para a assinatura da renovação do convênio firmado entre a Prefeitura de Montes Claros e o Instituto Alpargatas, permitindo a continuidade dos programas Educação Pelo Esporte, Educação Pela Cultura e Voluntariado Empresarial. Estiveram presentes servidores da rede municipal de ensino e representantes da empresa.

Atualmente, estes programas são realizados em 100% das escolas municipais, ou seja, 37 educandários, nos perímetros urbano e rural. De acordo com o diretor executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, "no início eram contempladas apenas 5 escolas na cidade e hoje já estamos na cobertura total. Para nós, do Instituto Alpargatas, é um motivo de alegria saber que vocês, Prefeitura, gestores e todos os demais profissionais envolvidos, fazem acontecer esse propósito de levar educação a todos".

O secretário municipal de Educação, Benedito Said, fez questão de destacar que o prefeito Humberto Souto tem a visão de tornar o ensino melhor por meio de incentivos, de maneira a desenvolver técnicas que trabalhem a favor da inclusão e transformação da vida das crianças e adolescentes.

OS PROGRAMAS

No ano de 2003, o Instituto Alpargatas foi fundado com o objetivo de promover melhoria na educação pública por meio do esporte e da cultura. Sendo assim, o Instituto atua em parceria com o poder público e chega ao seu décimo quinto ano de trabalhos. Assim como Montes Claros, outras cidades do Brasil também são contempladas, como Campina Grande e João Pessoa.

O Programa de Educação Pelo Esporte é uma iniciativa que visa valorizar e fortalecer a prática da educação física nas escolas. Assim, contribui diretamente para o aumento do rendimento escolar, impulsionando o desempenho dos alunos. O programa distribui kits esportivos, que contêm 460 itens (como bolas, redes, e petecas), além de kits para os professores de Educação Física, contendo agasalho, camisa e tênis. Também é desenvolvido a Trilha de Desenvolvimento, o Reconhecimento de Boas Práticas (prêmios de incentivos: Aluno Nota 10, Professor Nota 10 e Gestor Nota 10) e o Seminário Nacional de Educação Pelo Esporte.

O Programa de Educação Pela Cultura é mais recente, porém muito importante. Ele tem como objetivo o aguçar as práticas pedagógicas interdisciplinares e multiculturais ofertando lições sobre culturas, povos e tradições.

Já o Voluntariado Empresarial é uma iniciativa que reúne colaboradores da empresa que auxiliam e ajudam em cursos de capacitação ou reformas de ambientes escolares, como no "Alpa Bem-Fazer", entre outras ações. Em 2017, por exemplo, a Escola Municipal Ruy Lage recebeu ajuda e melhorias provenientes deste programa.