Maior evento artístico-gastronômico de Montes Claros

Festa do Pequi leva cerca de 10 mil pessoas à Praça da Matriz

13/03/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Foi divulgado, nesta terça-feira, um balanço da Festa Nacional do Pequi, edição 2018. Realizada pela Prefeitura de Montes Claros entre os dias 9 e 11 de março no espaço da Praça da Matriz (incluindo o Centro Cultural Hermes de Paula e o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – Solar dos Sertões), o evento cultural-artístico-gastronômico atraiu quase 10 mil pessoas, nos três dias da festa.

A infraestrutura montada pela Prefeitura no local (e que incluiu dois palcos independentes) ofereceu aos visitantes diversas opções musicais e culturais, inclusive um emocionante show de Charles Boavista (homenageado do ano), que se apresentou ao lado de integrantes das três fases do grupo Raízes. As atrações musicais incluíram Pedro Boi, Marina Machado, Cowboy Estradeiro, A Outra Banda da Lua, Tavinho Moura, Orquestra Sinfônica de Montes Claros, Folia de Reis, entre outras. O multitalentoso Tino Gomes também abrilhantou a festa, participando do Encontro de Bateras realizado no sábado.

A Festa do Pequi contou ainda com feiras de Arte, Artesanato, Gastronomia, Produtos Agroecológicos e Provenientes da Economia Solidária. O Centro Cultural recebeu duas exposições durante os dias da festa: uma composta por fotografias de Manoel Freitas, chamada de “Sertão Gerais”; e outra de violas, denominada “A Viola Brasileira”. Já o coreto da Praça da Matriz abrigou um varal de literatura de cordel.

E o grande astro da festa, o Pequi, surgiu muito bem acompanhado no prato “Trem do Sertão”, da cozinha Noraney França, campeã do Concurso “Arroz com Pequi”, faturado por ela pela segunda vez.

Para que tudo corresse em paz para o púbico presente, foi montado um grande esquema de segurança que envolveu a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, vigilantes contratados pela Prefeitura, fiscais de Código de Postura do Município e MCTrans. O Conselho Tutelar e a Vigilância Sanitária também estiveram presentes no local, assim como uma ambulância da Prefeitura, que ficou de prontidão todos os dias da Festa.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, participou da abertura e do encerramento da Festa. Ele destacou que o pequi, além de um importante alimento, é um dos maiores símbolos culturais da região.