Prefeito renova com a Copasa no maior contrato de serviços da história da cidade

13/03/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Montes Claros Reunião com Vereadores-  13 03 18 Foto Fábio Marçal 07  Em reunião com os vereadores, realizada na manhã desta terça-feira, 13, o prefeito Humberto Souto falou sobre a renovação do contrato de concessão do serviço de água e esgoto na cidade. O acordo histórico com a Copasa irá permitir investimentos em infraestrutura, além de solucionar definitivamente o problema do abastecimento em Montes Claros.

O prefeito explicou que a renovação do contrato terá uma duração de 30 anos, com investimentos de quase R$ 700 milhões na cidade. Deste total, R$ 611 milhões serão investidos no próprio serviço de água e esgoto e R$ 75 milhões irão diretamente para a Prefeitura, sendo R$ 60 milhões de aporte financeiro e R$ 15 milhões de abatimento de dívidas do município com a empresa.

O contrato prevê a destinação de R$ 30 milhões já no momento da assinatura, o que, de acordo com o prefeito, deverá ser utilizado em obras importantes como a reconstrução da Av. Vicente Guimarães, assim como a revitalização e construção das avenidas do Córrego Bicano, Vargem Grande, Cintra e Sidney Chaves, cujos editais para elaboração de projetos já estão abertos.

O chefe do executivo destacou ainda que a renovação do contrato irá permitir uma negociação de 50% de desconto nas contas de água e esgoto em todos os imóveis e serviços do município, assim como nos hospitais filantrópicos.

O acordo também irá permitir a ampliação do serviço de abastecimento de água potável nos distritos da cidade. Ainda com relação ao abastecimento, a renovação do contrato contempla as obras de captação da água do rio São Francisco, o que irá solucionar definitivamente o problema de abastecimento em todo o município.

Acordo histórico – Na presença de vereadores e da imprensa, o prefeito Humberto Souto explicou as vantagens da renovação do contrato, evitando a continuidade de uma lide judicial entre o município e a Copasa. O prefeito explicou que o acordo foi homologado judicialmente dentro da ação judicial existente entre o município e a empresa.

O contrato deverá ser assinado nos próximos dias, mas antes deverá passar pelo crivo da Câmara Municipal.

O prefeito explicou que as vantagens no acordo são grandes e deverão resolver de fato problemas históricos da cidade.

“A Copasa está investindo muito dinheiro na captação da água do rio Pacuí e deverá investir também nas obras do rio São Francisco. Não havia motivos para manter esta insegurança jurídica. Um acordo judicial totalmente legal irá fazer a cidade andar novamente, pois existem empresas que desejam se instalar no município, mas ficam receosas com a questão da água. Este contrato irá resolver de uma vez por todas o problema do abastecimento, além de possibilitar ao município resolver antigos problemas nas principais avenidas da cidade”, finalizou o prefeito.