Rede Municipal de Ensino

 

Com foco na educação inclusiva e de qualidade, a Rede Municipal de Ensino elegeu como missão coordenar a reformulação e a implementação de políticas de ingresso e permanência dos alunos, de avaliação de padrões de recursos, formação continuada e valorização profissional.A interação com as demais instituições de ensino, com os poderes públicos, com os agentes sociais e econômicos, torna-se imprescindível para garantir o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a apreensão de conhecimento historicamente produzido pela humanidade, possibilitando o efetivo exercício da cidadania.A Rede Municipal de Ensino oferece as seguintes modalidades:


Educação Infantil


A educação Infantil na Rede Municipal de Ensino em Montes Claros é oferecida em 37 instituições municipais, denominadas Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs; quatro centros de convívio;  28 escolas municipais, além de nove entidades filantrópicas, por meio de convênios. Atualmente são atendidas 11.095 crianças, de 2 a 5 anos, cuja demanda significativa encontra-se na faixa de 2 a 4 anos. A Secretaria Municipal de Educação vem fortalecendo ações que articulam, mobilizam, apóiam e contribuem para a efetivação de uma educação de qualidade.

 

Ensino Fundamental e Médio

 

Com uma estrutura de 61 unidades de ensino, sendo 12 escolas rurais-núcleo, 26 escolas rurais pequeno porte e 23 escolas urbanas, a Rede Municipal de Ensino de Montes Claros atende seus alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para assegurar a continuidade dos estudos em localidades onde não existe a estrutura do Estado, a Secretaria Municipal de educação firmou parceria com a Superintendência Regional de Ensino, autorizando a instalação de anexos das escolas estaduais em unidades de ensino da Rede Municipal, para atender à modalidade do Ensino Médio. Atualmente são atendidas 11 escolas estaduais, através de convenio.

 

Pré-Vestibular Municipal

 

Estudantes comprovadamente de baixa renda e egressos de escolas públicas de Montes Claros têm a oportunidade de disputar, em igualdade de condições, a tão sonhada vaga na universidade. Dentro de uma perspectiva das políticas afirmativas e da educação inclusiva, a Rede Municipal de Ensino, a partir de 2005, passou a oferecer semestralmente 920 vagas no pré-vestibular municipal. No cursinho os alunos têm preparação para o vestibular, nas áreas de ciências humanas, biológicas, extas e gerenciais.

 

Ensino Superior

 

Montes Claros é dotada de uma rede de ensino básico, eficiente, cuja finalidade é garantida pela atuação das Redes Federal, Estadual, Municipal, Particular, Ensino Profissionalizante, Ensino Livre, diversos cursinhos preparatórios para o Vestibular, uma Universidade Estadual - Unimontes, uma federal e sete faculdades particulares:

 

PITÁGORAS
www.fip-moc.edu.br

 

FUNORTE
www.funorte.com.br

 

SANTO AGOSTINHO
www.santoagostinho.edu.br

 

IBITURUNA        
www.fasi.edu.br

 

FACIT
www.facit.edu.br

 

UNOPAR
www.unoparmontesclaros.com

 

FACOMP
www.facomp.edu.br