Cultura Tradicional

Festas de Agosto e Festival Folclórico

As Festas de Agosto são as mais importantes e antigas manifestações da cultura tradicional de Montes Claros. O primeiro relato sobre a realização das festas em honra a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e do Divino Espírito Santo data de 1838. As louvações aos santos se realizam, ininterruptamente há 178 anos. Os festejos têm duração de dez dias e abriga, há 39 anos, o Festival Folclórico, como forma de fomentar o intercâmbio cultural entre grupos de cultura tradicional regionais, nacionais e internacionais.
As Festas de Agosto sintetizam a nossa identidade cultural, conjugando a religiosidade e a diversidade de nossa matriz africana, invocando em danças e cantos toda a beleza da Mãe África, tornando reis e rainhas, homens e mulheres que seguem a vida anonimamente como pessoas simples e comuns.

 

Folia de Reis
As Folias de Reis existem em Minas desde os tempos coloniais, encontrando terreno fértil primeiro nas fazendas depois no meio urbano, sempre no período natalino, compreendido entre os dias 24 de dezembro e seis de janeiro. A manifestação cultural e festiva é celebrada anualmente por católicos. No dia 6 de Janeiro, reza a tradição cristã, comemora-se a visita dos três reis magos ao recém-nascido menino Jesus. Belchior, Gaspar e Baltazar, convertidos em santos pela Igreja Católica que teriam saído do Oriente, guiados por uma estrela e levaram três presentes ao menino Deus: Incenso, ouro e mirra.
Também conhecidas como Reisados ou Festa de Santos Reis, as folias acontecem em diversas regiões do Brasil, sendo, porém, mais freqüentes em Minas. Em virtude de sua relevância histórico-cultural, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), reconheceu as Folias como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, tradição com mais de 300 anos celebrada em 326 municípios do estado.
Os foliões passam de casa em casa, em coro, e são recebidos em cada uma das casas com comidas e bebidas típicas e outras oferendas.

 

Festa Nacional do Pequi

Festa tradicional para celebração a um dos frutos mais importantes do nosso cerrado, a Festa Nacional do Pequi se transformou num símbolo de luta na defesa de nossa subsistência geraizeira e uma bandeira para a educação com vistas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável de todo o Norte de Minas Gerais.
A Festa reúne festival de música, barraquinhas com comidas típicas, concurso de arroz com pequi, encontro de violeiros e shows regionais que fazem do evento um dos mais esperados do nosso calendário.

 

_________________________________________________________________________________________
     Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002   |   (38)2211-3000   |  Montes Claros - MG-Brasil
     © Copyright 2013/2017 www.montesclaros.mg.gov.br
 
   Design | ASCOM-PMMC - 2017